Juvenis Lição 6 - Na Direção Certa!
Enfoque bíblico
Plano de Aula: Escola Bíblica
Dominical.
CLASSE: LIÇÃO Nº 06
PROFESSORA:
DATA: LEITURA BÍBLICA: Juízes 6:36-40
TEMA: “Na Direção
Certa!”.
Enfoque Bíblico: “Ensina-me a fazer a tua
vontade, pois és o meu Deus; guia-me o teu bom Espírito por terra plana.” Salmos 143:10
Objetivo:
·
Conscientizar os
alunos de que não é fácil descobrir a vontade de Deus.
·
Demonstrar que
Deus revela a sua vontade de muitas formas.
·
Enfatizar que
a vontade divina é boa, agradável e perfeita.
1º Momento: Oração,
Leitura do Texto Bíblico, Louvor, Chamada e Oferta.
2º Momento: Apresente o cartaz ou slide com o tema da Lição 6: “Na Direção
Certa!”. Peça a eles que leiam.
3º Momento: Apresente
o cartaz ou slide com o Enfoque Bíblico:
“Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu
Deus; guia-me o teu bom Espírito por terra plana.” Salmos 143:10
4º Momento: Trabalhem os pontos abordados na
lição, através do exemplo de dois personagens bíblicos: um que obedeceu e outro
que não obedeceu à vontade de Deus.
Alguns pontos relevantes:
·
Como o personagem bíblico procurou a vontade de
Deus?
·
Qual foi a vontade de Deus?
·
O personagem obedeceu?
·
Quais as consequências desta decisão?
Procurem
contextualizar estas perguntas e respostas com a vida dos seus alunos.
5º Momento: Para finalizar, utilizem a Dinâmica: “A vontade de Deus”.
6º
Momento: Recorde-lhes O Tema da Lição e o
Enfoque Bíblico. Apresente o Corinho a ser cantado durante a apresentação da
classe. E de forma discreta repasse as perguntas para ver se eles fixaram o
tema. Não se esqueça de formular 3 perguntas.
7º
Momento: Lanche e Oração Final.
Sulamita Macêdo
http://ebd-kadoshi-adonai.blogspot.com
Sulamita Macêdo
http://ebd-kadoshi-adonai.blogspot.com
Dinâmica: A Vontade de Deus
Objetivo: Refletir sobre a confiança de ser
guiado por Deus, de acordo com a vontade dEle.
Material: uma venda.
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se
apresente voluntariamente para representar um cego, para isto coloque uma venda
sobre seus olhos.
- Mudem o aluno de posição e solicitem para que
comece a caminhar até chegar a um determinado ponto da sala.
- Esperem que o aluno cego peça orientação e
comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente!
Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para
trás! etc.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes
perguntas:
Seria possível percorrer o caminho sem conhecer a
orientação (a vontade) do guia?
Como você se sentiu sendo guiado?
Você entendeu de forma clara os comandos (a
vontade) do guia?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”,
enfatizando a importância da segurança, da confiança que devemos ter em Deus e
buscar Sua vontade.
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute
alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda
e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude
proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer
aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou
falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Enfatizem que obediência a Deus não é cega: Leiam
Salmo 103.7 “Fez notórios os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos
filhos de Israel”.
- Para concluir, leiam: João 15. 7 e I João 5. 14 e
15
Por Sulamita
Macedo.
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