Juvenis Lição 3 - Por que Trabalhar?
Tema da Lição:
Enfoque Bíblico:
Plano de Aula: Escola
Bíblica Dominical.
CLASSE: LIÇÃO Nº 03
PROFESSORA:
DATA: LEITURA
BÍBLICA: GÊNESIS 2:15
TEMA: “Por que Trabalhar?”.
Enfoque
Bíblico: “E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do
Éden para o lavrar e o guardar.” Gênesis
2:15
Objetivo:
·
Definir trabalho.
· Apresentar as
razões pelas quais devemos trabalhar.
·
Explicar a
finalidade do trabalho.
1º Momento: Oração,
Leitura do Texto Bíblico, Louvor, Chamada e Oferta.
2º Momento: Apresente o cartaz ou slide com o tema da Lição 1:
“Por que Trabalhar?”. Peça a eles que leiam,
após comente:
·
Através da Lição explique a eles Por que Trabalhar?
3º Momento: Apresente
o cartaz ou slide com o Enfoque Bíblico:
“E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do
Éden para o lavrar e o guardar.” Gênesis
2:15
4º Momento: Faça a Dinâmica: “Aprendendo com as Formigas”.
5º Momento: Falem sobre a importância e as
finalidades do trabalho, já introduzidas na dinâmica, acrescentando, agora, as
informações contidas na lição.
6º
Momento: Aproveitem e falem sobre a inserção das mulheres no
mundo do trabalho e sobre a importância das meninas estudarem e conseguirem
bons empregos.
7º
Momento: Acrescentem também, nesta aula, sobre o trabalho
doméstico, falando da necessidade de todos da família cooperarem nas atividades
de casa, inclusive os meninos.
8º
Momento: Para finalizar, coloquem no quadro ou cartolina,
figuras de crianças brincando, estudando e trabalhando e enfatizem a
importância da brincadeira e o estudo e convivência em grupo para as crianças.
Falem ainda sobre a ilegalidade do trabalho infantil.
9º
Momento: Atividades.
10º
Momento: Recorde-lhes O Tema da Lição e o
Enfoque Bíblico. Apresente o Corinho a ser cantado durante a apresentação da
classe. E de forma discreta repasse as perguntas para ver se eles fixaram o
tema. Não se esqueça de formular 3 perguntas.
11º
Momento: Lanche e Oração Final.
Sulamita Macedo
http://ebd-kadoshi-adonai.blogspot.com
Sulamita Macedo
Dinâmica: Aprendendo com as Formigas
Objetivo: Refletir
sobre a importância e finalidade do Trabalho.
Material: Meia folha de papel ofício para
todos os alunos e alguns pincéis atômicos.
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno meia folha de papel ofício.
- Solicitem que escrevam o nome da profissão ou
ocupação que os pais, mães ou responsáveis desenvolvem ou outra fonte de
sustento(aposentadoria) ou até mesmo a mesada que eles(os filhos) recebem.
- Organizem os alunos em círculo e coloquem no piso
(no meio do círculo) todos os papéis preenchidos pelos alunos.
- Falem: Estamos vendo uma quantidade diversificada
de trabalhos exercidos por seus responsáveis. Solicitem para cada aluno falar,
de forma objetiva, sobre o que o trabalho tem proporcionado para a família e
para eles, individualmente.
- Falem: Pelas falas de vocês, podemos perceber a
importância e finalidade do trabalho.
- Depois, perguntem: Vocês já observaram como
trabalham as formigas?
Aguardem as respostas e acrescentem:
”Numa colônia de formigas cada indivíduo desempenha
um papel "específico". As operárias jovens realizam melhor as tarefas
dentro do ninho, como cuidar das larvas, ao passo que as mais velhas saem para
forragear em busca de alimentos ou escavar galerias. Já as muito velhas se
dedicam a manejar os desperdícios dentro da colônia. As castas de maior
tamanho, a dos soldados, são especializadas para a defesa da colônia.” (dados
da internet).
- Para finalizar leiam esta passagem bíblica Pv 6.
6 a 11: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê
sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o
seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás
deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a
tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; Assim sobrevirá a tua
pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado”.
- Acrescentem ainda: Deus nos deu capacidade para o
trabalho.
- Agora, continuem o estudo da lição, conforme a
orientação pedagógica acima exposta.
Sulamita Macedo
Sulamita Macedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário