quarta-feira, 2 de maio de 2012

EBD Jovens & Adultos CPAD 2º Trimestre de 2012

Jovens & Adultos Lição 6 - Tiatira, a Igreja Tolerante

Tema da Lição:

Texto Áureo:

Palavra-Chave:
Colar no Destinatário de um envelope, que pode ser confeccionado com folha de papel A4.

Carta a Igreja de Tiatira:



Plano de Aula: Escola Bíblica Dominical.

CLASSE:                                                                               LIÇÃO Nº  06         
PROFESSOR(A):                                                                                           
DATA:                                            LEITURA BÍBLICA: Apocalipse 2:18-25
TEMA: Tiatira, a Igreja Tolerante”.
Texto Áureo: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?” 2 Coríntios 6:14-15
Objetivo:
·       Identificar as principais características da igreja de Tiatira.
·       Saber que se tratava de uma igreja rica em obras.
·       Conscientizar-se de que o verdadeiro amor não é cego para o pecado.
1º Momento: Oração, Leitura Bíblica do Texto, Louvor, Chamada e Oferta.
2º Momento: Apresente o cartaz ou slide com o tema da Lição 6: “Tiatira, a Igreja Tolerante”. Peça a eles que leiam, após apresente:
·       As características de Tiatira nos aspectos econômico, político, cultural e religioso. Mostrando no mapa, a sua localização.
·       Quanto à fundação da igreja, falem que a cidade de Tiatira certamente foi alcançada pelo evangelho através do trabalho de uma mulher, Lídia. Leiam At. 14.16.
·       Para melhor compreensão leia e socialize com os seus alunos o texto complementar  A Fundação da Igreja em Tiatira.
3º Momento: Apresente o cartaz ou slide com o Texto Áureo: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?” 2 Coríntios 6:14-15
·       Diga a eles que o verdadeiro amor tudo suporta, mas não pode tolerar o pecado, porque o amoroso Deus exige santidade e justiça de seus filhos.
·       Para melhor compreensão do texto áureo faça a DINÂMICA: E que concórdia há?
4º Momento: Abra um envelope contendo a carta destinada a Igreja de Tiatira e realizem a leitura que se encontra em Apocalipse 2:18-27
·       Os alunos deverão apenas escutar.

5º Momento: Realizem uma segunda leitura da carta e, desta vez, solicitem aos alunos para que acompanhem a leitura em sua própria Bíblia. Um aluno deverá ler em voz alta e vocês professores deverão juntamente com os alunos identificarem e discutirem as características positivas, negativas e advertências dessa igreja. Socialize com o texto: Como jesus se apresenta.
6º Momento: Apresente o Cartaz ou slide com a Palavra-Chave: TOLERÂNCIA. Deixe que eles leiam e façam seus comentários de acordo com a sua orientação que pode ser através de perguntas. Após comente:
·       TOLERÂNCIA – Ato ou efeito de tolerar; indulgência; condescendência.

·       Fale também a respeito da Tolerância religiosa no Brasil:

Segundo a Constituição brasileira, no Art. 5º, inciso VI - É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias ,e a aceitação dos diferentes tipos de religião existente no mundo e na sociedade.
O Código Penal Brasileiro, Art. 208 afirma: Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa. Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

7º Momento: Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e procurando contextualizar esses ensinamentos com a vida dos seus alunos, para que a aprendizagem seja significativa.
8º Momento: Para concluir, utilizem a dinâmica “Teia de Jezabel”.
9º Momento: Recorde-os O Tema da Lição e o Texto Áureo. Apresente o Corinho a ser cantado durante a apresentação da classe. E de forma discreta repasse as perguntas para ver se eles fixaram o tema. Não se esqueça de formular 3 perguntas.
Sulamita Macêdo


DINÂMICA: E que concórdia há?
Material: 1 copo, água e óleo.
Procedimento: Primeiramente diga que o copo representa o mundo em que vivemos.
Na medida que for colocando a água no copo diga que nós somos o representante de Deus que nos envia ao mundo para oferecer a água da vida para o mundo.
Depois de colocar a água no copo pegue o recipiente com o óleo e diga que o óleo são todas as coisas imundas que o diabo oferece, por isso é sujo, e ele vai tentar fazer de tudo para que a água se contamine.
Depois de colocar o óleo tente misturar os dois, dizendo que essa é a atitude do diabo.
Tentar fazer com que o crente se misture com as coisas do mundo.
Nós vamos perceber que por mais que tentamos misturar eles jamais se misturarão, e que essa deve ser a atitude de um cristão, de não se misturar com o mundo, mesmo que o diabo tente de todas as formas.
O óleo e a água não se misturam. Isso ocorre por serem substâncias heterogêneas. E, sem dúvidas, esse episódio serve de ilustração (e exortação, por que não?) quanto à santidade cristã:
Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (2 Co 6.14-16).
Dinâmica: Teia de Jezabel

Objetivo: Refletir sobre as artimanhas e ciladas do inimigo, para destruir a nossa vida espiritual.

Material: um novelo de lã ou cordão


Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Entreguem o novelo de lã ou cordão para um aluno, solicitem que pegue a ponta do cordão, enlore no dedo e jogue para qualquer pessoa do círculo. O que pegou o novelo, segura o cordão e joga para outro colega até o último aluno.

- Orientem que antes de jogar o novelo para outro colega, cada pessoa deverá falar sobre o que significa hoje as ideias e as obras de Jezabel para nós cristãos ou para a Igreja, no tempo atual.

- Ao terminar, você verão uma formação de uma teia.

- Então, perguntem: Para que serve uma teia de aranha?

Espera-se que os alunos falem que a aranha tece a teia para servir de armadilha para pequenos insetos e depois devorá-los.

- Perguntem: O que isto pode representar para nossa vida cristã? Cair na teia e ser devorado pelo inimigo?

Aguardem as respostas.

- Depois solicitem que os alunos soltem a teia no chão e desembaracem os fios. Certamente, não conseguirão devido a escassez de tempo, mas a tarefa é possível.

- O que isto pode representar?

Ficar embaraçado com as coisas do mundo não deve ser o desejo nosso, mas Deus pode nos dar força para resistir as ciladas do inimigo, a teia de Jezabel.

Por Sulamita Macedo.



A Fundação da Igreja em Tiatira

Situada a sudeste de Pérgamo, num vale espaçoso, Tiatira foi marcada por uma indústria artesanal e um comércio bastante diversificado e próspero, onde estavam presentes padeiros, pintores, curtidores, oleiros, metalúrgicos e trabalhadores têxteis.[1] Este profissionais se organizavam em associações fraternais, semelhantes aos atuais sindicados. Cada associação tinha seu próprio deus, e seus membros participavam de festivais idólatras, que incluíam banquetes oferecidos aos ídolos e orgias sexuais. Não havia em Tiatira grandes templos pagãos, nem a adoração ao imperador constituía grande ameaça.[2]

Quanto a sua fundação e organização, a igreja em Tiatira pode ter sido resultado do testemunho de Lídia (At 16.14), ou alcançada pelo trabalho missionário de Paulo (At 19.10).

A Condição da Igreja em Tiatira

Na carta à igreja em Tiatira o Senhor Jesus se apresenta como aquele que tudo vê e que julga retamente (Ap 2.18).

Diferente de Éfeso, a igreja em Tiatira superou o tempo, conseguindo crescer em obras e amor. Quantidade, qualidade e motivação certa devem caminhar juntas no exercício da diaconia cristã:

Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras. (Ap 2.19)

Apesar de praticar a caridade, em Tiatira uma falsa profetiza e mestra era tolerada:

Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. (Ap 2.20)

Seu ensino e influência promoviam a idolatria e a imoralidade sexual entre os crentes em Tiatira. O grave é que a repreensão do Senhor Jesus sinaliza que não havia uma resistência firme contra as heresias de Jezabel, antes, havia uma perigosa tolerância.

A identificação desta falsa profetiza e mestra com a Jezabel do Antigo Testamento, mulher do rei Acabe, se dá em razão da influência de ambas na proliferação da idolatria e da desobediência a Deus (1 Rs 16.31-33; 21.25; 2 Rs 9.30-37).

Lições que Aprendermos com a Igreja em Tiatira

No Novo Testamento temos a presença de profetisas e mestras atuando na igreja, pois não há acepção de pessoas por gênero, raça, condição social, etc., na concessão dos dons do Espírito (1 Co 12.7-11). Em Efésios 4.11 temos uma lista de dons, e não de cargos eclesiásticos: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres”. Dessa forma, tais dons operam em homens e em mulheres. Em Atos 2.17 lemos que “vossas filhas profetizarão”. As filhas de Filipe, o evangelista, profetizavam (At 21.8-9). Priscila, ao lado de seu marido Áquila, foi uma grande discipuladora e ensinadora (At 18.26).

Na história da igreja, e mais especificamente das Assembleias de Deus no Brasil, temos notáveis exemplos de mulheres que com excelência realizaram a obra de Deus em através dos dons que o Espírito as concedeu. Observemos alguns exemplos, dentre tantos outros que poderíamos aqui citar:[3]

- Frida Vingren. O trabalho desenvolvido por esta mulher ao lado do esposo Gunnar Vingren envolvia atividades evangelísticas, trabalho social, direção de grupos de oração e visitadoras, direção da Escola Dominical, tocava e cantava hinos e substituía o marido na direção dos cultos quando este se ausentava em visita ao campo ou por causa das enfermidades.[4]

- Emília Costa. Separada por Gunnar vingren para servir como diaconisa em 1925, na Assembleia de Deus em São Cristóvão, Emília Costa foi bastante atuante na evangelização e realização de cultos nas cadeias da cidade. É a única mulher brasileira que aparece na foto oficial da Convenção Geral das Assembleias de Deus de 1933.[5]

- Florência Silva Pereira. O grande trabalho desenvolvido por esta mulher de Deus envolveu a direção e o pastoreio da Assembleia de Deus em Alagoinhas - BA, em 1943, onde construiu um templo. Em 1950, ao chegar a Sergipe, foi enviada pelo pastor Euclides Arlindo para dirigir o campo da Assembleia de Deus em Carmópolis (já tive a oportunidade de pregar nesta cidade), à frente do qual abriu igrejas nos municípios de Maroim, Rosário, Laranjeiras e Santa Rosa de Lima. Quando teve que deixar o trabalho, já havia dois templos, um salão e algumas casas alugadas pela destemida obreira do Senhor.[6]

Infelizmente, nas Assembleias de Deus no Brasil, assim como em outras igrejas, o trabalho da mulher não foi marcado apenas por grandes realizações. Há também exemplos negativos. Da mesma forma que a Jezabel do Antigo Testamento, e da Jezabel do Novo Testamento, há profetisas, mestras e esposas de líderes, que em vez de ajudar, acabam atrapalhando e comprometendo a saúde da igreja e o ministério do seu marido. Jezabel aponta para aquela esposa de líder que manda e desmanda, e cujo marido não tem força para conte-la. No reino onde Jezabel atua, as principais decisões são tomadas por ela. É ela que decide quem vive ou morre, quem fica ou sai, para quem serão distribuídos os cargos, qual programa de governo a ser seguido, a programação dos cultos, os hinos a serem cantados e quem será o pregador da noite ou o preletor do congresso.

Jezabel é também aquela profetiza a quem alguns líderes imaturos recorrem quando precisam tomar alguma decisão na igreja. Jezabel é ainda aquela profetiza e mestra que na base da pseuda revelação profética tentar intimidar os crentes, e dissemina falsos ensinos, que não se sustentam à luz de uma hermenêutica e exegese sadia, e da iluminação do Espírito.

O trabalho da mulher na igreja deve ser valorizado na medida em que se fundamenta na Palavra. Na mesma proporção e medida, nenhuma ação ou ensino que possa distorcer a sã doutrina, e perverter a conduta dos crentes devem ser tolerados. O ensino e a influência maligna de Jezabel trazem juízo para ela e para os seus seguidores, sempre que a longanimidade de Deus é desprezada (Ap 2.21-23).

Assim como na igreja em Tiatira, fica também para nós a advertência e a promessa do Filho de Deus:

Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós; tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha. Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Ap 2.24-29)
[1] KISTEMAKER, Simon. Apocalipse. São Paulo: Cultura Cristã, 2004, p. 184[2] LAWSON, Steven J. As Sete Igrejas do Apocalipse. 5. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 129

[3] ARAÚJO, Isael. 100 mulheres que fizeram a história das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.

[4] Ibid., p. 39.

[5] Ibid., p. 79.

[6] Ibid., p. 155 e 156

Publicado no Blog do Pr. Altair Germano




Como Jesus se apresenta?



Ele reivindica sua divindade, mostrando-nos que tinha o poder de ver tudo, pois seus “olhos são como chamas de fogo”, mesmo que alguns de Tiatira achasse que o Senhor estava distante, Ele contemplava todas as obras e pecados, e usaria seus pés (justiça) para observar e julgar a todos quantos estejam sob sua justiça. Sabemos que muitos tem difamado o nome de Cristo por aí, dizendo que Ele é um simples profeta, ou um revolucionário, ou uma fraude, ou um homem qualquer que era muito inteligente, sempre negando sua divindade, mas aqueles que são realmente fieis a Palavra ouvem as palavras das Sagradas escrituras que o Senhor verberou, e dizemos que só o “Senhor é Deus!” e que Jesus é Deus. Não caiamos nos falsos ensinos que afirmam que Jesus não é Deus, pois quando assim fizermos perderemos a essência da Palavra.

Mas porque os olhos do Senhor são como chamas de fogo? Na realidade seus olhos ardem e brilham vendo as obras verdadeiras a Deus, como também seus olhos consomem tudo o que é pecado, liberando justiça, fazendo a justiça divina àqueles que pecam e persistem no pecado, Ele ama, mas também ensina e disciplina os desobedientes.

O Senhor faz um grande elogio a igreja em Tiatira, elogia seu amor e, como já comentei, é um amor que produz obras, amor que evangeliza, que leva o alimento ao necessitado, que produz irmandade e fraternidade. O amor é a base do evangelho de Cristo, mas não podemos confundir amor com permissibilidade ou libertinagem, como também tolerância a doutrinas contrárias ao ensino de Cristo que desviam o homem do seu alvo que é o autor da Existência, e quem era esse(a) libertino(a) que estava agindo na igreja? Ela é chamada pelo Senhor de Jezabel. Pasmem irmãos, mas provavelmente era a própria esposa do pastor, pois o texto em grego sendo traduzido literalmente tem um pronome possessivo σου (TUA) antes da palavra mulher ficando assim “Tenho contra ti (pastor) que toleras Jezabel, (tua mulher?) que se diz profetiza” (SILVA, 2011, p.45). O Dr. Carrol afirma “Tratava-se da mulher do pastor, por aparecer no original a palavra ‘γυναικα’”, esta palavra tanto é usada no grego para esposa como para mulher, o que mais intriga no texto coinê é antes de mulher existir o pronome possessivo supracitado, pois esta palavra é utilizada muitas vezes no Novo Testamento como esposa, além disso como o texto faz a comparação com a verdadeira Jezabel, e sabemos que Acabe se vendeu e fez tudo contrário aos olhos de Deus porque a sua esposa o incitava (1 Rs 21.25) não diferente, dá-nos a entender que o mesmo estava acontecendo. Outro forte argumento para essa interpretação é que a Jezabel profetiza do texto em Apocalipse, era uma líder na igreja porque ela tinha muitos seguidores, e para ter forte influência sendo mulher naquela época era mais provável que tivesse ligação de parentesco com o pastor já que, a mesma estava sendo encoberta e aceita no seio da igreja como uma mestra.

Jezabel, segundo alguns eruditos significa “Casta”,já para outros significa “montão de lixo”, e este segundo significado é tão aceito quanto o primeiro, mas nenhum deles tem origem exata, dando brechas a outros significados ou a significado nenhum.

Se a interpretação literal do texto estiver verdadeira, triste era a história daquele pastor, pois a repreensão ao invés de ir direto à igreja foi ao líder, não obstante, podemos imaginar porque nas traduções em várias línguas o texto não tenha permanecido intacto, pois ir de encontro ao erro do líder da igreja é no mínimo constrangedor, não estou dizendo que tenho plena certeza que o pseudônimo Jezabel usado em Apocalipse fosse diretamente a esposa do pastor, mas que os detalhes do texto grego coinê nos leva a crer nisso. Deus não deixa de repreender alguém por ser o anjo da igreja, mas pelo contrário sempre exigiu exemplo destes e mostra que a cobrança é maior, não porque sejam mais especiais que os outros membros, mas que sua função deve ser pautada em uma vida verdadeiramente casta, separada e santa.

Em relação o pecado pregado por esta autointitulada profetiza, é similar aos pecados ensinados pela doutrina de Balaão que se infiltrava na igreja de Pérgamo, a prostituição, fornicação, mistura idolátrica com a cultura pagã romana, dentre outros facínoras pecados que destruíam e minavam a igreja tiatiriana. Os pecados praticados por esta tinha tanto “práticas imorais pessoais, como parte do culto da seita gnóstica. Era algo tanto espiritual como físico” (SILVA, 2011, p. 46)

Por causa disso, ou seja, todo pecado e imoralidade o Senhor afirma Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.
"Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica”. (Apocalipse 2:21-22)

A pestilência chegaria na casa de ‘Jezabel’, ela responderia por seu pecado e desobediência, Deus já havia a avisado, mas como muitos(as) profetas(isas) ela continua enveredando por seus falsos ensinos e prostituindo muitos. Nos dias atuais existem muitos que criam falsos ensinos e caem no pecado afirmando serem verdadeiros profetas de Deus! Será? Recentemente houveram vários casos de formação de igrejas prostituídas, igrejas de homossexuais, igrejas que vão contra o ensino da Palavra de Deus, não sou homofóbico, mas sou contra os pecados que a Bíblia nos mostra “Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão”. (Romanos 1.27).

Mas, não pense que esses ensinos de Jezabel só se rodeavam da prostituição, não somente, mas do culto a outros deuses, e não pense que outros deuses só são os deuses do Olimpo, não, os deuses-homens também fazem parte desta lista, muitos cristãos hoje em dia estão seguindo estrelas pop gospel, homens cheios de si que cobram para serem vistos, parece que estes nunca leram história de Jesus, mesmo sendo dono de todas as coisas se humilhou como um homem foi cuspido, maltratado, rasgado e transpassado por uma lança. Pregava de graça, e ainda mais, alimentava a multidão sem cobrar um tostão. Hoje vemos ‘shows gospel’ de R$ 30.000,00 a R$ 150.000,00 ou mais. Para onde vai esse dinheiro todo? Vai para os famintos do sertão brasileiro? Vai para os famintos da África? Por acaso serve para financiar o evangelismo e a produção de Bíblias para distribuição gratuita? Claro que não! Só serve para avultar impérios salomônicos, construção de templos luxuosos, comprar limusines, aviões, helicópteros, fazendas, entre outras excentricidades humanas. Tenham vergonha! Lutem contra esse evangelho mercadejado! Não somos mercadoria, nem gado guiado por boiadeiros (Cowboys), somos ovelhas de um único pastor, só devemos adorar a Deus, a Adonay, o Elohim, todo poderoso. Que era, que é e sempre será.

“Sondo rins e coração” (Ap. 2.23b), este era o pensamento dos hebreus, ou seja, achavam que os rins junto ao coração era o centro das emoções e da mente, por isso, a tradução da NVI vem com o texto “Sondo mente e coração”.O Senhor sondava as intenções dos corações e mentes daqueles que estavam cometendo tal atrocidade moral e espiritual, pois naquela igreja existiam tanto os crentes verdadeiros como, os crentes que se gloriavam em conhecer as profundezas de Satanás, isso mesmo, os gnósticos que se achavam superiores espiritualmente, tendo uma nova visão, uma nova unção, uma nova revelação da Palavra, cuidado com estes que trazem coisas “novas” que, não tem nada de novo e sim de todo espiritualismo cabalista, místico e esotérico. Alguns destes dizem “Materialize sua fé!”, “Materialize seus desejos!”, “Lance suas frustrações no inferno!”, “Seja dono de si mesmo!”, “Seja líder de sua vida!”, “Os astros estão do seu lado!”, “Deus realiza tudo o que você quer se você materializar sua fé!” São essas e outras confissões positivas, um evangelho de auto-ajuda barato que usam pra “por o povo pra cima”, que este falso evangelho nós rejeitemos, pois ao que vencer o Senhor dará autoridade sobre às nações, que coisa bela, enquanto como cristãos somos oprimidos de nos expressar e de ir contra o pecado, muitas vezes sendo excluído até do próprio sistema das denominações por lutar por um evangelho puro, então na glória estaremos com o Senhor dominando todo o sistema político humano, todo o sistema podre existente dentro das instituições serão derrubados e teremos poder de governar sobre estes que nos oprimiram com o pecado e a injustiça! Glória a Deus!
Professor Érick Freire


























Nenhum comentário:

Postar um comentário